terça-feira, 8 de novembro de 2011

Moção de Repudio à Reitoria da USP e à truculência da PM-SP: todo apoio a luta dos estudantes da USP! Libertação dos presos já! Fora PM do campus!


A brutal repressão aos estudantes da USP é mais um estarrecedor exemplo da permanência intacta dos aparelhos policiais repressivos do Estado brasileiro e da ideologia covarde de seus governantes. A "aula de democracia" do governador do Estado de São Paulo é colocar mais de 400 policiais fortemente armados para reprimir 72 jovens estudantes desarmados!

Apoiamos a reivindicação de fim do convênio da Reitoria da USP com a Polícia Militar. Como denunciam estudantes, professores e funcionários há tempos, a presença ostensiva da PM no campus universitário – sob a desculpa de ‘garantir a segurança’ – serve à criação de um cenário de repressão, cerceamento da autonomia universitária e criminalização das manifestações na USP. Os problemas de segurança no campus não serão resolvidos pela PM. A melhoria da situação depende do fortalecimento do espaço público, com concurso para servidores públicos, da Universidade, que atuem para a garantia da segurança; da ocupação dos espaços pela comunidade de dentro e fora da USP; e da iluminação e conservação dos espaços públicos. A absurda repressão policial ao movimento estudantil só comprova a serviço de que projeto está o convênio entre a Reitoria da USP e a PM-SP.

Hoje, 47 anos depois do golpe militar, a Comissão da Verdade não anda e a polícia reprime, com a mesma violência e truculência, estudantes, sindicalistas, professores, bombeiros, ativistas sociais e a população pobre do país. Trata-se de um cenário nacional, marcado pela escalada de violência repressiva aos movimentos sociais num Brasil que se vende e se "prepara" para megaeventos, como a Copa e os Jogos Olímpicos. Juízes assassinados por milicianos e políticos deixando o país ameaçados de morte por grupos paramilitares, que têm seus braços no Estado, são parte de um mesmo processo - assim com a sumária prisão de manifestantes contra a visita de Obama no Rio de Janeiro e a prisão truculenta dos estudantes da USP.

Quando homens e mulheres do mundo inteiro ocupam espaços públicos como forma de protesto contra este modelo irracional de sociedade, é inaceitável e aterrador assistir às imagens dos jornais televisivos mostrando a real truculência do Estado brasileiro e seu aparato repressivo.

O Coletivo Marxista apoia e se solidariza com os estudantes da USP.

E, numa voz única com todos os militantes da esquerda brasileira, repudia esta ação policial e defende a ampliação de manifestações e mobilizações em apoio aos estudantes e contra a truculência e violência policial.

Liberdade imediata aos estudantes presos!

Fora PM do campus!

Nenhum comentário: